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voltarA ciência como ferramenta de alavancagem da produtividade e bem-estar
Como utilizar estratégias baseadas na ciência para potencializar a produtividade e o bem-estar?
A ciência preconiza que os relacionamentos positivos interpessoais e intrapessoais no ambiente organizacional estão condicionado ao equilibrio das competências técnicas e sociemocionais. Investir e valorizar o capital humano é sinonimo de aumento de produtividade e lucratividade. São desafios superados pelos gestores com aplicabilidade da interação de comunicação adequada, bem-estar e dos recursos da ciência.
Nesse contexto a premissa é o treinamento por otimizar os processos e oportunizar a aplicação de melhores práticas nas resoluções construtivas de conflitos, promovendo e relacionamentos saudáveis, assertivos, não violentos e empáticos.
Expressar-se com assertividade compartilhando sentimentos e pensamentos sem agressividade, com respeito a si mesmo e aos outros é transmitir informações de maneira coesa, objetiva e clara, com serenidade são habilidades relacionadas a neurociência social que associa à confiança, competição e empatia.
As empresas não são apenas espaços físicos, mas comunidades de pessoas. Os indivíduos trazem consigo uma combinação complexa de mente, corpo, emoções e espírito. Gerenciar e cuidar desses aspectos é fundamental para o desempenho e bem-estar.
- Cérebro humano
 
O cérebro é o computador central do corpo humano, localizado internamente na caixa craniana e atua como a central de comando do organismo. Navegar na sua estrutura e funcionamento é apropriar de recursos impares na busca do autoconhencimento em prol do crescimento pessoal e profissional.Desvendar a complexidade do cérebro humano nas conexões, funcionamento e potencialidades é considerar o sistema nervoso e os neurônios interconectados na construção da percepção sobre o mundo externo e no controle das ações e impulsos do cérebro para o corpo e do corpo para o cérebro.
- O cérebro divide em lobos
 
Frontal: criatividade, raciocínio, personalidade, tomada de decisões, movimentação dos músculos esqueléticos.
Temporal: comunicação, audição e compreensão da linguagem.
Parietal: percepção de dor, frio, calor e toques.
Occipital: processa informações visuais.
- Composição do cérebro
 
Neocórtex: funções intelectuais superiores.
Sistema límbico: emoções
Complexo reptiliano: sobrevivência.
- Mente
 
A mente é a parte funcional do cérebro, é o elo ou a etapa intermediária entre um estímulo que atinge nosso organismo e a resposta que damos a ele. Processa as informações recebidas e permite responder e desenvolver comportamentos específicos.
- Neurociência
 
A neurociência se dedica ao estudo cientifico da consciência, dos comandos cerebrais que controlam as ações do corpo e a tomada de decisões. Além disso, investiga a forma como o cérebro aprende, bem como as doenças degenerativas e outros temas relacionados.
2.1 Empatia
A capacidade de colocar-se no lugar do outro nos permite enxergar o mundo sob uma nova perspectiva e seguir adiante. Quanto mais empatia sentimos por alguém, mais seguros nos tornamos. Compreender o “não” de alguém com sensibilidade e compreensão nos impede de interpretá-lo como uma afronta.
- Sistemas neurais ativados na empatia
 
| 
			 Sistema Neuronal 
  | 
			
			 Atribuição neuronal 
  | 
			
			 Manifestação empática 
  | 
		
| 
			 Sistema de espelho  | 
			
			 Reproduz mentalmente a ação do outro no próprio cérebro.  | 
			
			 Compreende as intenções e emoções dos outros.  | 
		
| 
			 Rede de teoria da mente  | 
			
			 Atribui estados mentais aos outros, como crenças, desejos e intenções.  | 
			
			 Permite inferir o que os outros estão pensando ou sentindo, contribui para a compreensão.  | 
		
| 
			 Sistema límbico  | 
			
			 O sistema límbico, incluindo a amígdala e o córtex cingulado anterior.  | 
			
			 Regulação emocional e resposta afetiva aos estímulos emocionais dos outros.  | 
		
| 
			 Circuito da recompensa  | 
			
			 Composto pelo núcleo accumbens e pelo córtex pré-frontal ventromedial, está envolvido na sensação de prazer e recompensa.  | 
			
			 É ativado quando nos engajamos em ajudar os outros e estabelecer conexões sociais.  | 
		
| 
			 Fibras de substância branca  | 
			
			 Responsáveis pela transmissão de informações e sinais elétricos entre diferentes áreas do cérebro.  | 
			
			 A conectividade funcional e estrutural entre as regiões cerebrais é fundamental para o processamento e compartilhamento de emoções e estados mentais dos outros.  | 
		
| 
			 Sistema de atenção  | 
			
			 Permite que direcione a atenção para as pistas sociais relevantes e sintonizemos nas experiências emocionais dos outros.  | 
			
			 A regulação da atenção é crucial para a focar na pessoa em questão e responder adequadamente às suas emoções e necessidades.  | 
		
| 
			 Rede de memória autobiográfica  | 
			
			 Composta pelo hipocampo e áreas corticais associadas.  | 
			
			 Permitir a lembrar das próprias experiências passadas, auxilia nos relacionamentos com as experiências e emoções dos outros.  | 
		
| 
			 Rede de tomada de perspectiva  | 
			
			 Composta pelo córtex pré-frontal dorsomedial e a junção temporo-parietal.  | 
			
			 Permite adotar a perspectiva dos outros e compreender seu mundo interno.  | 
		
- Estratégias aplicáveis
 
Autoconhecimento: Gerenciar as próprias emoções antes de compreender as emoções dos outros.
Explorar a abertura e a curiosidade: engajar-se em diálogos com indivíduos de diversos círculos sociais para entender suas perspectivas.
Desenvolver habilidades de escuta: estar plenamente presente e minimizar a urgência de expressar opiniões.
Reduzir julgamento: Praticar a suspensão de julgamentos para compreender a perspectiva do outro.
Comunicação empática: Expressar sentimentos e necessidades e ouvir ativamente os outros.
Feedback e opiniões: Buscar a perspectiva dos outros sobre comportamento e situações vivenciadas.
- Neurotransmissores relevante na empatia
 
A influência dos neurotransmissores na empatia pode variar dependendo do contexto e das características individuais.
| 
			 Neurotransmissores  | 
			
			 Funcionalidades  | 
		
| 
			 Ocitocina  | 
			
			 Regulação do afeto e na promoção de comportamentos pró-sociais. Fortalece os laços sociais, à confiança e à formação de vínculos emocionais.  | 
		
| 
			 Serotonina  | 
			
			 Regulação do humor e das emoções.  | 
		
| 
			 Dopamina  | 
			
			 Regulação da motivação e recompensa, associada ao bem estar em ajudar os outros.  | 
		
| 
			 Noradrenalina  | 
			
			 Regulação do estado de alerta e da resposta ao estresse. Empatia cognitiva.  | 
		
2.2. Bem-estar
Segundo Seligman (2010), o modelo PERMA, que reúne os elementos de emoções positivas, engajamento, relacionamentos, sentido e realização, não apenas contribui para uma vida mais feliz e próspera, mas também tem profundos efeitos positivos na saúde física e mental das pessoas. Esses componentes formam uma base sólida para o florescimento humano, promovendo bem-estar e resiliência.
- Neurotransmissores relevante ao bem-estar
 
A regulação dos neurotransmissores e sua relação com o bem-estar são processos complexos e multifatoriais. Eles são influenciados por diversos fatores, incluindo genética, ambiente, estilo de vida e experiências individuais.
Estudos neurocientíficos têm revelado que o bem-estar está associado a ativação de regiões como o córtex pré-frontal, o sistema límbico (incluindo o hipocampo e a amígdala) e o sistema de recompensa.
| 
			 Neurotransmissores  | 
			
			 Funcionalidades  | 
		
| 
			 Endorfina 
  | 
			
			 Atua como analgésicos naturais e promovem uma sensação de euforia e prazer.  | 
		
| 
			 Serotonina 
  | 
			
			 Frequentemente chamada de "hormônio da felicidade". Regulação do humor, do sono, do apetite e do desejo sexual.  | 
		
| 
			 Dopamina 
  | 
			
			 Relacionada à motivação, ao prazer e à recompensa. Fundamental na sensação de bem-estar e satisfação.  | 
		
| 
			 Glutamato 
  | 
			
			 É inibitório do cérebro, reduze a atividade neuronal. Ajuda a acalmar a mente, aliviar a ansiedade e promover o relaxamento.  | 
		
| 
			 Gaba 
  | 
			
			 É excitatório do cérebro, crucial no aprendizado, na memória e na regulação do humor.  | 
		
2.3 Comunicação
A neurociência e a comunicação estão relacionadas no sentido em que se baseia em uma compreensão da estimulação na ativação de processos cerebrais e emocionais para promover uma comunicação eficaz e construtiva.
- Benefícios: colaboração, trabalho em equipe, resolução de conflitos, aumento da produtividade e eficiência, engajamento dos funcionários, ambiente de trabalho saudável e desenvolvimento de habilidades de liderança.
 - Abordagens utilizadas como estratégias
 
Escuta ativa: ouvir de forma genuína, concentrada e empática, com o objetivo de compreender o interlocutor.
Empatia: expressar compreensão e cuidado pelos sentimentos e necessidades dos outros, estabelecendo uma conexão emocional.
Não violenta: basea-se em princípios de empatia, compaixão, respeito mútuo e interação na expressão de sentimentos e necessidades.
Assertiva: expressar pensamentos, sentimentos e opiniões de maneira clara, direta e respeitosa, sem infringir os direitos das outras pessoas.
De acordo com Brum (2021), as empresas enfrentam problemas de comunicação, como informações centralizadas, reuniões longas e improdutivas, falta de clareza na transmissão de informações estratégicas, boatos informais, falta de feedback entre líderes, subordinados e colegas de trabalho, além da falta de comunicação entre diferentes áreas ou setores da empresa.
- Escuta ativa e comunicação empática
 
| 
			 Situações hipotéticas  | 
			
			 Escuta ativa  | 
			
			 Escuta passiva  | 
			
			 Comunicação empática  | 
			
			 Comunicação sem empatia  | 
		
| 
			 
 Exemplo: 1 
 Um colega de trabalho está compartilhando seus desafios e frustrações em relação a um projeto. 
 
 
 
  | 
			
			
			 Entendo que você esteja enfrentando dificuldades com o projeto. Você poderia me contar mais sobre os principais obstáculos que está encontrando?  | 
			
			
			
			 Não se preocupe com isso. Todos têm problemas nos projetos.  | 
			
			
			 Lamento que você esteja passando por dificuldades com o projeto. Gostaria de saber mais sobre como se sente e como posso ajudar.  | 
			
			
			
			 Pare de reclamar tanto. Todos nós temos problemas.  | 
		
| 
			 
 Exemplo: 2 
 Durante uma reunião de equipe, há um desacordo sobre a melhor abordagem para um projeto.  | 
			
			
			
			
			 Compreendo que existam opiniões diferentes sobre a abordagem do projeto. Poderíamos ouvir cada perspectiva com atenção e discutir as vantagens e desafios de cada uma delas?  | 
			
			
			
			
			 Não acho que sua ideia seja viável. Devemos seguir o meu plano.  | 
			
			
			
			
			 Entendo que você tenha uma visão diferente sobre o projeto. Gostaria de saber mais sobre sua abordagem e os motivos pelos quais você acredita que ela seja eficaz.  | 
			
			
			
			
			 Seu ponto de vista não faz sentido. O meu plano é claramente o melhor.  | 
		
- Comunicação não violenta e assertiva
 
| 
			 Situação hipotética  | 
			
			 Comunicação não violenta  | 
			
			 Comunicação agressiva  | 
			
			 Comunicação assertiva  | 
			
			 Comunicação não-assertiva  | 
		
| 
			 Exemplo: 1  | 
			
			 
  | 
			
			 
  | 
			
			 
  | 
			
			 
  | 
		
| 
			 O cliente está insatisfeito com o serviço recebido.  | 
			
			 Entendo sua insatisfação. Vamos discutir suas preocupações e encontrar uma solução que atenda às suas necessidades.  | 
			
			 Você está exagerando. O serviço foi prestado de acordo com o contrato.  | 
			
			 Lamento sua insatisfação. Por favor, me diga suas preocupações para que possamos resolver juntos.  | 
			
			 Não posso fazer nada sobre isso. É assim que nosso serviço funciona.  | 
		
| 
			 Situação hipotética  | 
			
			 Comunicação não violenta  | 
			
			 Comunicação agressiva  | 
			
			 Comunicação assertiva  | 
			
			 Comunicação não-assertiva  | 
		
| 
			 Exemplo: 2  | 
			||||
| 
			 Um colega de trabalho cometeu um erro que afetou negativamente um projeto.  | 
			
			 Percebo que ocorreu um erro que teve impacto no projeto. Podemos analisar o ocorrido juntos e encontrar maneiras de evitar situações semelhantes no futuro.  | 
			
			 Você estragou tudo. Não consigo entender como você pode ser tão incompetente.  | 
			
			 Compreendo que houve um erro no projeto. Vamos discutir o que aconteceu e encontrar soluções para corrigir o problema e evitar recorrências.  | 
			
			 Você sempre faz tudo errado. É inaceitável.  | 
		
- Comunicação não verbal: Expressões faciais podem transmitir emoções, gestos podem reforçar ou contradizer o discurso verbal, e o contato visual pode demonstrar interesse e engajamento.
 
| 
			 Gestos e posturas  | 
			
			 Significado da mensagem  | 
		
| 
			 Aperto de mãos firme  | 
			
			 Transmite confiança e profissionalismo.  | 
		
| 
			 Contato visual adequado  | 
			
			 Demonstra interesse, respeito e engajamento na interação.  | 
		
| 
			 Postura ereta e aberta  | 
			
			 Indica confiança e disposição para se envolver na comunicação.  | 
		
| 
			 Sorriso genuíno  | 
			
			 Cria uma atmosfera acolhedora e positiva, facilitando a comunicação e fortalecendo as relações interpessoais.  | 
		
| 
			 Nodulação  | 
			
			 Transmite interesse e encorajamento quando faz leves movimentos de cabeça para demonstrar que se está ouvindo e compreendendo o que o outro está dizendo.  | 
		
| 
			 Expressões faciais congruentes  | 
			
			 Mostra coerência emocional e facilitando a compreensão do interlocutor.  | 
		
| 
			 Gestos calmos e controlados  | 
			
			 Transmite confiança e segurança, além de ajudar na ênfase e clareza das ideias.  | 
		
A interpretação dos gestos é influenciada por diferentes normas sociais e culturais, necessário considerar outros aspectos da comunicação para melhor compreensão. A comunicação não verbal complementa e enriquece a comunicação verbal, fornecendo pistas adicionais sobre o significado e a intenção das mensagens transmitidas.
- Linguagem positiva
 
De acordo com Brum (2021) a linguagém positiva envolve o uso de palavras e frases na promoção de ambiente positivo, encorajador e construtivo. As palavras expressadas determina a qualidade dos sentimentos, relacionamentos, ações e resultados. Fortalece relacionamentos, estimula o otimismo e a confiança, promove a criatividade e a resolução de conflitos proporcionando um ambiente saudável e promissor.
| 
			 Linguagem positiva  | 
			
			 Orientações  | 
			
			 Em vez de dizer  | 
			
			 Você pode dizer  | 
		
| 
			 
 
 Use palavras afirmativas  | 
			
			 Escolhas palavras que transmitam otimismo, encorojamento e confiança.  | 
			
			 Não acho que isso funcione.  | 
			
			 Acredito que podemos encontrar uma solução eficaz.  | 
		
| 
			 
 
 Foque em soluções  | 
			
			 Ao discutir problemas ou desafios, direcione a conversa para possíveis soluções.  | 
			
			 Isso não vai dar certo.  | 
			
			 Podemos explorar outras abordagens que possam ser mais efetivas.  | 
		
| 
			 
 
 Elogie e reconheça  | 
			
			 Reconheça os esforços, realizações e contribuições dos outros.  | 
			
			 Você sempre comete erros.  | 
			
			 Agradeço o seu empenho e compromisso em melhorar constantemente.  | 
		
| 
			 
 
 
 Seja claro e direto  | 
			
			 Comunique-se de forma clara, evitando ambiguidades ou linguagem excessivamente complexa.  | 
			
			 Seria bom se você pudesse me enviar as informações atualizadas o mais rápido possível.  | 
			
			 Envie as informações atualizadas até amanhã de manhã.  | 
		
| 
			 
 
 Demonstre empatia  | 
			
			 Use frases que mostrem que você valoriza as opiniões e sentimentos dos outros.  | 
			
			 Isso não é importante.  | 
			
			 Entendo que essa questão é importante para você. Vamos discuti-la e encontrar uma solução juntos.  | 
		
- Feedback construtivo
 
Feedback construtivo impulsiona o crescimento, a motivação e o sucesso, a não aplicabilidade resulta em estagnação, falta de desenvolvimento, desmotivação e lacunas na comunicação.
| 
			 Feedback construtivo  | 
			
			 Orientações  | 
			
			 Linguagem assertiva  | 
			
			 Linguagem inadequada  | 
		
| 
			 
 Seja especifico e objetivo  | 
			
			
			 Identifique comportamentos ou ações específicas que você deseja abordar.  | 
			
			
			 Gostaria de discutir áreas específicas para melhorar a qualidade do seu trabalho.  | 
			
			
			 Seu trabalho não é bom.  | 
		
| 
			 
 Foque nos fatos  | 
			
			 Baseie o feedback em evidências e observações concretas.  | 
			
			 Na última reunião, você chegou 10 minutos após o horário marcado.  | 
			
			 Você sempre se atrasa para as reuniões.  | 
		
| 
			 
 Seja equilibrado  | 
			
			 Reconheça tanto os pontos fortes quanto as áreas de melhoria.  | 
			
			 Você é comunicativo e articulado, mas precisa melhorar sua organização pessoal para cumprir os prazos das tarefas.  | 
			
			 Você é bom em se comunicar, mas precisa melhorar em cumprir prazos.  | 
		
| 
			 
 Ofereça sugestões construtivas  | 
			
			 Proporcione orientações claras sobre como a pessoa pode melhorar.  | 
			
			 Sugiro simplificar o processo, eliminando etapas intermediárias e tarefas desnecessárias para melhorar a eficiência e alcançar resultados mais rápidos e melhores.  | 
			
			 Isso não está bom. Tente de novo.  | 
		
| 
			 
 Seja empático e aberto  | 
			
			 Demonstre empatia e considere o impacto emocional do feedback.  | 
			
			 Entendo o desafio que o projeto representou para você. Acredito no seu potencial e estou aqui para apoiá-lo. Vamos superar esses obstáculos juntos.  | 
			
			 Você deveria ter lidado melhor com a situação. Não entendo por que você está tão preocupado.  | 
		
- Validar emoções
 
É fundamental reconhecer e validar as emoções dos outros, conforme preconizado por renomados especialistas como Rogers, Satir e Rosenberg. Validar emoções promove a comunicação eficaz, cria confiança e empatia. A falta dessa validação leva a incompreensão, mal-entendidos, distanciamento emocional e problemas na resolução de conflitos.
| 
			 Validar emoções  | 
			
			 Orientações 
  | 
			
			 Linguagem assertiva 
  | 
			
			 Linguagem inadequada  | 
		
| 
			 
 Esteja presente e ouça atentamente  | 
			
			
			 Dê total atenção à pessoa que está compartilhando suas emoções.  | 
			
			
			 Reconheço seu empenho e dedicação. Se estiver sobrecarregado, vamos conversar e encontrar soluções juntos.  | 
			
			
			 Você precisa lidar com isso sozinho. Não posso fazer nada para ajudar.  | 
		
| 
			 
 
 Demonstre empatia  | 
			
			
			 Coloque-se no lugar do outro e tente compreender como ele está se sentindo.  | 
			
			
			 É natural se sentir ansioso diante dessas circunstâncias.  | 
			
			
			 Você não deveria se sentir ansioso diante dessas circunstâncias.  | 
		
| 
			 
 Utilize linguagem adequada  | 
			
			
			 Evite minimizar ou desqualificar as emoções do outro.  | 
			
			
			 É perfeitamente compreensível que você esteja se sentindo magoado.  | 
			
			
			 Não entendo por que você está tão chateado com isso.  | 
		
| 
			 
 
 
 Reflita emoções  | 
			
			
			 Repita ou reformule as emoções expressadas pela pessoa para mostrar que você as entende.  | 
			
			
			 Parece que você está se sentindo triste e desapontado com a situação.  | 
			
			
			 Você está triste e desapontado com a situação? Isso é exagero, não há motivo para se sentir assim.  | 
		
| 
			 
 
 
 Evite dar conselhos prematuros  | 
			
			
			 Concentre-se em validar as emoções antes de oferecer qualquer conselho ou solução.  | 
			
			
			 Estou aqui para ouvir suas preocupações e encontrar soluções para os desafios do projeto.  | 
			
			
			 Não vejo motivos para ficar tão frustrado. Não é tão complicado assim. Você só precisa se concentrar mais e trabalhar duro.  | 
		
- Empatia reflexiva:
 
A prática da empatia refletiva beneficia a comunicação, a construção de relacionamentos sólidos e na resolução de conflitos, enquanto a ausência pode levar à incompreensão, conflitos e prejuízos nas relações interpessoais.
| 
			 Situação 
  | 
			
			 Linguagem assertiva 
  | 
			
			 Linguagem inadequada  | 
		
| 
			 Um membro da equipe está frequentemente atrasado para as reuniões.  | 
			
			 Percebo que você está chegando atrasado para algumas de nossas reuniões.  | 
			
			 Você precisa se organizar melhor. Chegar atrasado não é uma desculpa válida.  | 
		
| 
			 Um colega de trabalho cometeu um erro em um projeto importante.  | 
			
			 Lembre-se de que todos cometemos erros, e é assim que crescemos profissionalmente.  | 
			
			 Essa é a segunda vez que você comete esse erro. Você nunca aprende?  | 
		
| 
			 Um colega de trabalho interrompe constantemente os outros durante as reuniões de equipe.  | 
			
			 Você tem algum motivo para interromper durante as reuniões? Existe algo importante que você gostaria de compartilhar?  | 
			
			 Por que você acha que suas opiniões são mais importantes do que as dos outros?  | 
		
2.4 Produtividade
As contribuições da ciência são positivas para o negócio. A chave do processo é compreender o funcionamento de cérebro e utilizar esse entendimento para desenvolver padrões de trabalho mais produtivos.
- Fatores que alavanca o desempenho das equipes
 
Estimular períodos de descanso com a equipe, implementar recursos para redução do estresse, evitar multitarefa, dividir atividades longas em blocos gerenciais e utilizar listas e checklists como ferramenta de organização.
Nesse contexto, compreender as funcionalidades do cérebro e processos cognitivos influencia positivamente no comportamento humano e contribui para eliminar ruídos, mal-entendidos e situações conflitantes através da implantação de culturas de emoções positivas, engajamento, relacionamentos positivos, sentido e realização como consequência potencializa o florescimento humano com a valorização, compreensão e motivação. Investir em processos de conexão da neurociência, produtividade, comunicação e bem-estar impulsiona a criatividade e proporciona um ciclo virtuoso de sucesso.